Vamos falar um pouco sobre o que é psicoterapia breve?
Psicoterapia breve é uma técnica que pode-se embasar em diversas teorias da psicologia,dentre elas a psicanálise.
No inicio a psicoterapia breve sofreu resistências por parte de teóricos da época, sendo um deles Freud, mas com o passar do tempo ganhou adeptos e reconhecimento pela sua aplicabilidade e os seus resultados.
Surgiu como uma alternativa mais acessível para a população em relação a duração e investimento, o que para muitos se tornou mais viável que uma psicoterapia clássica. A diferença entre as duas é em relação a temporalidade,fins terapêuticos e a técnica utilizada que vai abranger não só o consciente mas também o inconsciente.
O seu atendimento é focal, trabalha o consciente, fortalecimento de estruturas psíquicas fragilizadas, utiliza-se de diversas técnicas e ajuda na clarificação de questões emergenciais e presentes. Trabalha mecanismos que possibilitam um fechamento a curto prazo. Alguns dos contextos onde a psicoterapia breve é utilizada são nos atendimentos para pacientes de convênio onde na maioria das vezes a quantidade de sessões são limitadas de 18 a 40 sessões e também em contextos hospitalares e ambulatoriais.