O psicólogo e seu papel na psicoterapia
O que é um Psicólogo?
Profissional que cursou a faculdade de Psicologia com duração de 5 anos e está registrado no CRP (Conselho Regional de Psicologia), um registro necessário para que o profissional possa atuar. Caso realizada apenas a graduação em psicologia, o profissional NÃO poderá atuar como psicólogo sem o número e registro do CRP.
A psicologia tem vários campos de atuação (empresas, escolas, hospitais, instituições, clínicas, dentre outros). A clínica é onde o profissional atuará com psicoterapia, podendo o atendimento ser individual, com crianças, adolescentes, adultos em geral, casal ou em grupos, tendo um enfoque para a sua prática, que seria uma linha de pensamento ou teoria a ser seguida, a qual o profissional se encontra apto e se identifica ( psicanálise, tcc, junguiana, humanista, Gestalt,psicodrama, dentre outras).
A psicoterapia trata das pontos emocionais e psicológicos que promoverão um autoconhecimento sobre as questões que o paciente/cliente irá trazer ao longo das sessões.
Por onde começar?
Primeiramente o cliente/paciente escolherá o psicólogo que deseja, entrará em contato e marcará uma primeira sessão com o profissional, onde será um contato inicial para esclarecer dúvidas a respeito do processo, conversar sobre valores, frequência dos atendimentos, regras, etc. Sendo confirmado a continuidade por parte do paciente, serão marcadas sessões que são geralmente 1 vez por semana em horários definidos. O atraso ou falta são questões que devem estar no contrato e serem explicadas para o paciente, pois este deve avisar o profissional com antecedência, pois a falta não justificada a tempo poderá ser cobrada.
Cada psicólogo tem a sua abordagem e sua forma subjetiva de atender aos que o procuram, podendo variar, conforme seja estabelecida a dinâmica entre a dupla psicólogo e paciente/cliente, onde as etapas do processo serão construídas e poderão promover transformações ao longo dos atendimentos.
A psicoterapia proporciona experiências profundas e intensas. É como um mergulho, só que neste caso o mar é você, é como um quebra cabeça onde as peças só quem poderá dar forma é você!